Sunday, August 06, 2006

Até Onde Vai? Pra Porto Alegre, tchau!

Continuando o especial Porto Alegre .... vamos falar hoje do Rio Guaíba.






Guaíba é tido como um rio, lago ou estuário do Rio Grande do Sul, Brasil. O Guaíba possui muitas propriedades de um lago, mas é majoritariamente chamado de "rio Guaíba".Atualmente, a tese aceita pela comunidade científica é de que o Guaíba seja um lago, apesar de ser amplamente conhecido como Rio Guaíba.

Rio Guaíba, fotografado por ocasião do Fórum Social Mundial em 2005.

As características de correntes, ventos e vegetação das margens levam a concluir que o Guaíba seja um 'lago'. Apesar de existirem estudiosos que continuam afirmando que o Guaíba seja um rio.Os rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão.
A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico.O nome, de origem indígena, significa lugar onde o rio se alarga (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar)Na orla do Guaíba, encontram-se diversos pontos referenciais de Porto Alegre, como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, a avenida Beira-Rio (muito usada para esportes), o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o Estaleiro Só, o Iate Clube Guaíba, o clube Veleiros do Sul e outros.

8 Comments:

At 8:26 AM , Anonymous Anonymous said...

Nossa!!!!!!!!!
que lugar lindo!!!!!!!!!!
Ainda bem que é pra la que EU VOU!!!!!
UHUHUHUHUHUHUHUHUHUHUHUHU
VAmos se agilisar ai povo!!!!!!
Bjussssss

 
At 8:33 AM , Anonymous Anonymous said...

que por do sol hein?!?!?

 
At 7:38 PM , Anonymous Anonymous said...

Nossa essa viagem vai ser tudo!!!!!!!!!
SERA QUE TODO DIA VAI SER SEMPRE ASSIM!!!!!!!!!!!!

Espero que sim!!!!!!!

Bjussssssssssss

 
At 12:11 AM , Anonymous Anonymous said...

Seja lá o que for rio, lago, etc... o importante é que o local é lindo demais!!!
Adorei as fotos.

beijos,
Simone.

 
At 8:10 AM , Anonymous Anonymous said...

RIO, LAGO ???
AFINAL O Q É ???
É PRAIA ... HEHHEHE

BRINCADEIRINHAS A PARTE ...
O LUGAR É LINDO MESMO !!!

PENA QUE EU NÃO VOU VER DE PERTO ...

BJOS =))

 
At 12:22 PM , Anonymous Anonymous said...

Que lugar mais lindo,é para ai que eu tb queria ir!
Quem sabe um dia..
Beijos

 
At 5:50 PM , Anonymous Anonymous said...

Aiiiiiiiiiii gentem... q lugar mais lindu!!! Serah q eu vou??????????????? :/

ai ai, vontade eh o que não falta neh, mas a situ tah bem dificil aki!!!!!!!!!!!!!!!!


Bjokas a tds....


E eu vou continuar torcendo pra dar td certo!. mas, se por acaso eu nao for: Boa Viagem a Tds!!!! Curtam por mim!!! (Mas, eu ainda to tentando, viu???rs)

 
At 3:04 PM , Anonymous Anonymous said...

Apesar de ainda estar esperando um milagre........estou super animada e esperançosa......Se DEUS quiser verei este pôr-do-sol ao vivo e a cores.....
beijos:
Val

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home